Clara: "Minha família lida muito com o preconceito...Mas sempre superamos! Meu irmão é muito am
- Andressa Costa
- 17 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso acontece na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Síndrome de Down, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As pessoas com Síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Eles podem alcançar um bom desenvolvimento de seus capacidades pessoais e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia. Eles são capazes de amar,sentir, aprender, se divertir e trabalhar. Eles podem ocupar um lugar próprio e digno na sociedade. Para esclarecer algumas coisas, conversamos com Clara, de 19 anos, que tem um irmão com Síndrome de Down:
Entrevistadora: Sua família recebe algum suporte psicológico? Se sim, como?
Clara: Já recebemos junto com meu irmão sim, mas hoje é algo que não é mais necessário, pois ele é uma criança sem problemas, com um bom convívio social e muito carinhoso, ou seja, não existe problemas!
Entrevistadora: Como a criança com Síndrome de Down é inserida na sociedade?
Clara: Não é fácil, pois existe muito do preconceito na sociedade, mas as pessoas que entendem a condição dele, e percebem como é especial e carinhoso, ficam encantados com meu irmão! Mas pelo que eu me lembre, as coisas estão mais fáceis para ele.
Entrevistadora: Como os pais lindam com o preconceito?
Clara: Minha família lida muito bem com preconceito, ás vezes ficamos tristes e indignados com a situação, mas sempre superamos! Meu irmão é muito amado!
Entrevistadora: Como os profissionais de saúde lidam com as pessoas com Síndrome de Down? A estrutura da saúde pública é suficiente?
Clara: Não sei te responder muito bem, mas eu nunca vi problema desse tipo com meu irmão, sempre foi recebido muito bem pelos médicos! Meu irmão é uma criança que impressiona com sua inteligência, apesar das suas limitações.

Rafael e Clara
Estão vendo aí? Rafa se diverte como todo mundo! Seus jeitos são únicos e especiais, não deixe que seu preconceito deixe de conhecer uma pessoa tão amável como o Rafa e os outros portadores do Síndrome de Down.
Comentários